Biologia evolutiva e ecologia de espécies de formigas cultivadoras de fungo - PPM-00126-15

Descrição: A principal proposta deste projeto é desenvolver estudos de diversidade genética, filogenéticos, distribuição das colônias, demografia, citogenética e arquitetura dos ninhos de espécies de formigas cultivadoras de fungos. Nossa intensão é obter dados para entender as relações filogenéticas e história evolutiva das espécies cultivadoras de fungos, bem como prover subsídios para compreender como ocorreu a diversificação e estabelecimento destas espécies nos atuais locais de distribuição. No intuito de alcançar nosso objetivo, nós realizaremos coletas de amostras nos locais de ocorrência das espécies. Utilizaremos marcadores moleculares, como sequências de DNA mitocondrial e nuclear, para acessar a diversidade genética, e assim, estimar as relações genealógicas. As relações filogenéticas serão analisadas a partir de uma árvore filogenética. Estudos citogenéticos serão conduzidos com o intuito de determinar o cariótipo das espécies de formigas analisadas, e comparar os resultados com diferentes localidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .