Research

Projetos em desenvolvimento no LGEP:

Biologia evolutiva e ecologia de espécies de formigas cultivadoras de fungo - PPM-00126-15
 
Descrição: A principal proposta deste projeto é desenvolver estudos de diversidade genética, filogenéticos, distribuição das colônias, demografia, citogenética e arquitetura dos ninhos de espécies de formigas cultivadoras de fungos. Nossa intensão é obter dados para entender as relações filogenéticas e história evolutiva das espécies cultivadoras de fungos, bem como prover subsídios para compreender como ocorreu a diversificação e estabelecimento destas espécies nos atuais locais de distribuição. No intuito de alcançar nosso objetivo, nós realizaremos coletas de amostras nos locais de ocorrência das espécies. Utilizaremos marcadores moleculares, como sequências de DNA mitocondrial e nuclear, para acessar a diversidade genética, e assim, estimar as relações genealógicas. As relações filogenéticas serão analisadas a partir de uma árvore filogenética. Estudos citogenéticos serão conduzidos com o intuito de determinar o cariótipo das espécies de formigas analisadas, e comparar os resultados com diferentes localidades.
---
Variabilidade genética entre populações de Arthrocereus glaziovii Zappi & Taylor (Cactaceae) em áreas de campo rupestre
 
Descrição: O presente projeto irá avaliar a diversidade e estrutura genética da espécie Arthrocereus glaziovii. Esse cactos é microendêmico na região do Quadrilátero Ferrífero (MG), ocorrendo somente em áreas de cangas. A espécie possui uma distribuição disjunta e está sob constante ameaça devido aos processos de mineração comuns em sua área de distribuição. Com isso, o projeto pretende analisar a variabilidade genética da espécie para gerarmos subsídios os quais serão importantes para o manejo e conservação da mesma.
---
Fatores determinantes da riqueza e composição de espécies de formigas em ambientes costeiros: uma abordagem integrativa
 
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal avaliar a importância relativa dos fatores regionais históricos e ecológicos contemporâneos sobre a biodiversidade de ambientes costeiros. Por terem sido altamente influenciados por eventos históricos e flutuações climáticas estes ambientes representam uma oportunidade para avaliação e a formulação de hipóteses sobre padrões de biodiversidade. Será utilizada uma abordagem interdisciplinar de ecologia e genética para a condução do estudo em dois níveis: ao nível de comunidades e ao nível de populações. No desenvolvimento do trabalho ao nível de comunidade serão amostradas formigas em diferentes setores litorâneos de acordo com sua geomorfologia por meio de armadilhas do tipo pitfall. Ao nível de população um estudo filogeográfico será conduzido com a espécie de formiga Mycetophylax morschi distribuída em todas as comunidades avaliadas. Com este estudo espera-se destacar a importância dos diferentes fatores em condicionar a diversidade de espécies nestes ambientes, além de detectar possíveis efeitos antrópicos sobre a sua conservação.